Pesquisar Neste blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 31 de agosto de 2013

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

Computadores atuais não são compatíveis com os novos cartuchos; servidores de próxima geração é que deverão fazer uso do dispositivo.

Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4

A Samsung afirmou nessa sexta-feira (30) que a produção de memórias DDR4 em chips de 4Gb (512 MB) está a todo o vapor. A tecnologia, baseada no processo de litografia de 20nm, facilita a criação de cartuchos com 16GB e 32GB. O anúncio acontece um ano após a divulgação das configurações finais destes módulos; especificações essas devidamente divulgadas pela JEDEC – órgão responsável por mediar parte dos registros de tecnologias em estado sólido.
Os cartões de 32GB serão capazes de trabalhar a 2.667 MHz; se comparados aos DDR3, uma redução em 30% no consumo de energia também poderá ser notada. Além disso, a taxa média de transferência de dados foi aumentada – o módulo será capaz de atingir um desempenho até 25% maior do que os cartuchos que precedem a série. Contudo, uma conveniente questão acaba vindo à tona: quais computadores vão poder usar estes produtos?
Samsung inicia produção em massa de memórias DDR4  DDR4: mais eficaz e menos consumo de energia. 
(Fonte da imagem: Divulgação/SamsungTomorrow)

Tecnologia para alguns poucos

Atualmente, os controladores de memória ficam anexados às CPUs – somente uma próxima geração de processadores poderia dar conta de rodar as memórias DDR4. A arquitetura Haswell-E, desenvolvida pela Intel, chegará em 2014 ao mercado; prevê-se que somente em 2015 o uso comercial e doméstico desta nova memória poderá ser devidamente feito. Dessa forma, podemos esperar a chegada destes cartões apenas aos servidores de próxima geração – colocar as mãos em uma DDR4 vai ser, pelo menos durante todo o próximo ano, luxo de alguns poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário