Pesquisar Neste blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ASUS anuncia a primeira placa-mãe com interface Thunderbolt 2

Anunciada pela Intel em Junho, interface permite a transferência de dados a até 20 Gigabits por segundo.


Ao anunciar o padrão Thunderbolt 2, no início de junho, a Intel disse que os primeiros produtos equipados com a nova tecnologia chegariam às lojas até o final deste ano. E a empresa não estava mentindo: a ASUS acaba de anunciar a primeira placa-mãe no mercado com Thunderbolt 2, batizada de Z87-Deluxe/Quad.
A nova geração da tecnologia dobra a largura de banda na transferência de dados, que pode chegar a 20 Gb/s (Gigabits por segundo, cerca de 2,5 Gigabytes por segundo). A Intel gosta de dizer que uma interface Thunderbolt 2 é rápida o suficiente para exibir uma imagem em resolução 4K em um monitor externo ao mesmo tempo em que transfere um arquivo em 4K para armazenamento externo sem um engasgo sequer.
Mas a adoção mesmo da primeira geração da tecnologia é lenta. Segundo números do IDC portas Thunderbolt só eram encontradas em 0.6% de todos os dispositivos de armazenamento vendidos no segundo trimestre de 2013. A tecnologia fica em segundo plano em relação à USB 3.0 porque a alta velocidade de transferência vem associada a um alto preço, o que desacelerou a adoção.
A ASUS Z87-Deluxe/Quad é uma placa voltada a máquinas “premium”, e além de duas portas bidirecionais Thunderbolt 2 e suporte aos novos processadores Intel Haswell também tem uma porta HDMI, 10 portas SATA a 6 Gb/s, 8 portas USB 3.0 e 8 portas USB 2.0, além de um dongle “NFC Express” para facilitar a transferência de informações para aparelhos como smartphones.
A placa-mãe pode ter sido anunciada, mas a ASUS não menciona o preço, nem a data em que ela chegará às lojas. Mas considerando que um modelo similar também da ASUS, equipado com portas Thunderbolt 1, sai por US$ 350, não espere que ela seja barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário